
Há um Bispo e dois assessores responsáveis pelo Setor que, contando com a colaboração de uma equipe colegiada de assessores, respondem pela evangelização da juventude.
Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os seguimentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada seguimento juvenil (cf. CNBB, Doc. 85, n. 195).
Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, Pastoral Universitária e outros seguimentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil (cf. CNBB, Doc. 85, n.193 e anexo 5 gráfico C). Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exigirá tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal e pastoral. Nas Dioceses onde há Centros e Institutos de Juventude, estes também são convidados a fazer parte do Setor.
Acreditamos que, na medida em que estas forças estiverem melhor integradas, poderemos responder com mais capacidade e resultados ao clamor por vida plena em todas as suas dimensões. Vamos ajudar a resgatar no coração de todos, a paixão pela juventude!
Nenhum comentário:
Postar um comentário