sábado, 28 de julho de 2012

SEMANA DO ESTUDANTE 2012


sde_2012.jpgÉ com imensa alegria que as Pastorais da Juventude - Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude (PJ) e Pastoral da Juventude do Meio Popular apresentam o subsídio e cartaz da Semana do Estudante 2012.
A partir do Tema: "Semana do Estudante - 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor", do lema " No caminho da história, a opção por uma educação libertadora" e iluminados pela passagem dos Discípulos de  Emaús em Lucas 24, 13-35 sonhamos que cada jovem retome o debate sobre a educação brasileira, relebrando valores essenciais para nós que acreditamos em uma educação que aceite a pluralidade e as nossas  experiências, que tenha um caráter libertador e que leve e consideração o/a estudante como protagonista de sua história.
Questionar-se, debater esta realidade do ensino brasileiro, visando sempre a transformação socieal, é também propagar a Boa Nova utilizando a pedagogia que Jesus Cristo utilizou e que nós percebemos como cerne da nossa missão evangelizadora enquanto discípulos/as e missionários/as d'Ele. Desejamos a cada um/a, uma ótima Semana do/a Estudant, repleta de debates, ações e frutos! Que esta décima edição seja um marco para um debate tão importante que é a educação e que de fato, seja uma maneira de reafirmar a importancia de uma educação integral e libertadora.


 Faça download no link: http://www.sendspace.com/file/jbxqmy

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Monsenhor Raimundo: 74 anos de amor ao sacerdócio





Monsenhor Raimundo Sérvulo chegou em Acari no ano de 1996 para auxiliar o saudoso Cônego Deoclides Diniz, que estava enfermo. Depois da morte de “padre Deó”, ele assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Guia e conquistou a todos com sua paciência e serenidade. Mas quem pensa que a vida do pacato e simpático padre que completa nesta quarta-feira (25) seus 74 anos de idade foi fácil, se engana. A caminhada de Raimundo Sérvulo da Silva foi árdua e é ele que nos conta um pouco dela.



História



“Antes de vir pra cá fui pároco de Parelhas e depois fui ser reitor do Seminário de Caicó, retornando em seguida a Paróquia de Parelhas, onde fiquei por muitos anos. Sou natural de Caicó, nasci na zona rural e com 4 anos fui morar na cidade. Lá fiquei como aluno da Escola da Diocese e em 1951 ingressei no seminário, saí e depois retornei”.


Infância



“Quando criança na escola pré- vocacional (escolas que recebiam as crianças filhos dos operários), eu achava tudo aquilo (que envolvia os ritos da igreja) muito atraente. Então Dom Delgado trouxe uma senhora que fazia entrevistas com alunos entre 7 e 9 anos. Ela me disse que meu teste revelava que eu tinha aptidão para a vida sacerdotal. Apesar de sentir isso, nunca comentava com ninguém sobre o meu desejo. Um dia quando tive uma real possibilidade, contei pra minha mãe e ela concordou”.







Família



“Sempre minha família me levava à missa. O canto gregoriano e aquela celebração me atraia desde pequeno. Fui ficando bastante encantado pelas coisas da fé. Sou o segundo filho, entre 8 irmãos, mas apenas eu tive esta voacação. Meus pais eram muito religiosos, tinham grande veneração aos sacerdotes, à Nossa Senhora, ao Sagrado Coração de Jesus e a tudo que era da igreja”.



Frei Damião


“Em 1949 Frei Damião veio ao Seridó, eu ia toda noite à Catedral assistir à programação católica. Um dia eu fui sem minha mãe, e quando ele já estava dentro do carro de saída, eu disse a ele que queria ser padre. Ele riu e falou que queria me levar na mesma hora, mas respondi que não poderia ir, pois não tinha combinado com minha mãe”.


Monsenhor Walfredo Gurgel


“Em fevereiro de 1951, eu estava na feira das frutas quando uma senhora me pediu pra deixar a feira em sua casa. No caminho avistei um padre muito jovem sentado num bar conversando. Eu fui deixar a feira e voltei pelo mesmo caminho. Eu queria dizer a ele que gostaria de ser padre também. Fiquei pensando no padre, e de repente ele chegou até mim. O nome dele era Walfredo Gurgel. Na mesma hora eu revelei o meu desejo! E logo depois o padre se informou sobre mim e minha família e marcou uma conversa pra o dia seguinte. Foi aí que conversei com minha mãe, comentei que gostaria de ir pro seminário. Minha mãe disse que eu era pobre e que não daria certo, pois pobre não era padre! Mas depois arrumou minhas coisas e levou-me. No dia seguinte fui conversar conforme o combinado, eu tinha ainda 11 anos. Ele me encaminhou ao seminário com uma carta. Monsenhor Walfredo me ajudou financeiramente e consegui enfim estudar lá”.



Primeira saída do Seminário


“No seminário existiam muitas exigências, inclusive em relação a vida de nossos familiares. Existiam regras! E por causa dessas exigências, tive que sair. Fui afastado. Passei muito tempo não sabendo o motivo disto, mas muito tempo depois soube que especulavam sobre a vida de meu pai, mas logo se confirmara que nada era verdade. Eu achava o seminário muito bom. Muita disciplina, muito silêncio, muito estudo! Me adaptei logo, mas chorava muito com saudade de meus pais. Nós internos íamos muito pouco em casa. Mas eu nunca quis desistir! Os padres eram homens exemplares, mas eram pessoas muito rígidas. Se a gente tirava notas baixas, eles nos chamavam atenção. Na verdade, eu nunca fui bem em matemática e tinha medo deles me mandarem embora por causa disso, mas jamais fiquei com notas ruins! Quando eu voltava pra casa de férias, todas as manhãs ia à missa. A minha família jamais pedia para eu deixar o seminário, pois era do agrado deles eu me tornar padre”.


Segunda saída do Seminário



“Depois consegui voltar ao Seminário, mas novamente fui convidado a sair, e desta vez, fiquei ajudando em casa e passando alguns anos sem estudar. Tudo era muito difícil naquela época! Foi aí que em 1955 apareceu um monge de Olinda e me levou a falar com Monsenhor Walfredo novamente, e pedir para voltar estudar. Mesmo sem poder pagar eu consegui retomar meus estudos, na época me escrevi em bolsas federais”.


Amigo dos colegas


“Mas no seminário de Natal, fui escolhido para ser prefeito de disciplina, era uma espécie de coordenador de turmas. Lá participei do Movimento da Juventude Estudantil Católica, e nele aprendi a ser leal com meus amigos, sendo um apóstolo para eles quando necessitava. Como era prefeito de disciplina, precisava organizar as tarefas do meu grupo. Tínhamos que varrer, apanhar folhas, entre outras atividades. E quando meus companheiros não faziam suas tarefas, eu mesmo fazia. Eu não dedurava meus amigos! O diretor vinha pedir que eu dissesse quem não estava fazendo o serviço direito e eu não conseguia. Daí eu me compliquei por lá, me mandaram embora! Falaram que eu estava servindo de diretor espiritual dos seminaristas, que eu era rebelde. Eu fiquei sofrido porque eu tinha aprendido que essa era a atitude certa. Mas voltei para casa! Depois recebi uma carta do diretor do seminário dizendo que eu estava certo, que continuasse assim. Voltei a trabalhar no seminário de Caicó, dando aulas, fazendo a contabilidade do seminário lá. Isso criou uma indisposição com o bispo e ele não me deu mais resposta por algum tempo”.


Educação de Base


“Passado o tempo, o bispo achou por bem me convidar para trabalhar no Movimento de Educação de Base que iria começar no estado (este movimento serviu de pontapé inicial para o movimento sindical no RN). O movimento levava educação através das Rádios Rurais, um trabalho de evangelização nas escolas e na zona rural, que Dom Eugênio tomou conhecimento e trouxe para o RN. Nessa mesma época fui convidado também a ser professor de latim, num colégio estadual. Na verdade, o meu desejo era ser padre, mas como eu reconhecia que não havia possibilidade, me conformei. Foi então que surgiu oportunidade de estudar em Natal. Deveria escolher um curso superior e meus colegas me mandaram vários panfletos sobre cursos pra eu escolher um. Mas foi aí que fui me confessar com um padre e contei o que se passava em meu coração”.

Vocação


“Fui me confessar um dia, e falei para o padre Agripino, que iria tomar a decisão de me casar. Eu conhecia uma moça e tinha simpatia por ela, apesar de nunca ter tido nenhum contato. O padre me perguntou se eu tinha compromisso com a jovem, e eu respondi que não. Eu afirmei meu desejo de ser padre. Então ele em seguida conversou com o bispo. Depois de alguns dias, Dom Manoel Tavares de Araújo me chamou e me convidou para uma conversa. Ele me disse que sempre acreditou em minha vocação, mas que haviam lhe dito que eu era rebelde, e por isso nunca me deixavam ficar no seminário. ‘Diziam que você queria ser o diretor dos meninos, completou ele’. Eu me defendi dizendo que era apenas amigo dos meus companheiros, que fazia como achava certo, não seria um delator”.


Ordenação

“Quando conversei com Dom Manoel Tavares (ele era o bispo na ocasião) ele se comunicou com o reitor do seminário de Olinda e Recife (Monsenhor Marcelo Cavalera), que afirmou que me receberia lá se eu quisesse. Eu fui e achei uma beleza! O reitor era muito querido lá, fiquei admiradíssimo. Parecia o ginásio. E decidi aceitar o convite. Assim fui para a Teologia e quis fazer também um ano especial de Filosofia na Universidade Católica, em Recife. Para me ordenar padre eu passei por muitos sofrimentos, mas não me arrependo, faria tudo de novo. Apenas em 1970 me ordenei padre e recebi uma paróquia, a de Parelhas”.


Acari
“Me sinto bem aqui, conto com a colaboração de pessoas muito dedicadas tanto nos aspecto pastoral quanto no aspecto da administração. Trouxe minha mãe pra cá recentemente e daqui não saio mais. Apenas quando Deus me chamar”.




fonte: Blog PT de Acari

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Paróquia de Nª Sª da Guia em Festa

Na noite desta quarta feira 25 de Julho, ás 19hs na Matriz de Nossa Senhora da Guia, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário Natalício do nosso querido Monsenhor Raimundo,os paroquianos puderam homenagear o nosso pároco, os Jovens cantaram a Salve Rainha e presentearam o Monsenhor com singelas cartas para demonstrar todo carinho de nosso Juventude por ele. 


Na oportunidade também foram dedicadas homenagens ao nosso bom pastor, nosso Bispo Diocesano Dom Manoel Delson que comemorou mais um ano de vida no dia 10 deste mês e do querido Padre Costa que celebrou no último dia 20 de julho, os Jovens cantaram para eles a canção que dizia de uma forma muito carinhosa tudo que gostaríamos de desejar para eles.

                                       
                                                                                            
"Eu te desejo mais que mil amigos
A poesia que todo poeta esperou
Coração de menino cheio de esperança
Voz de pai amigo e olhar de avô..."






Para nós que fazemos a Pastoral da Juventude foi uma honra ter festejado ao lado destes três servos de DEUS..

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PARABENS MONSENHOR RAIMUNDO !



Querido Mons. Raimundo

Nesse dia em que comemoramos o seu aniversário, queremos render graças a Deus não somente pelo dom de sua vida, mas pelo privilégio de estarmos fazendo parte dela. Quis o bom Deus que o senhor fosse não somente nosso pastor, mas também nosso amigo, nosso confessor e nosso pai. E a sua vida é também nossa, porque dela partilhamos todos os dias. Com efeito, a cada vez que o senhor, fazendo as vezes de Jesus, celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, e repete as palavras – Isto é o meu corpo que será entregue por vós – sentimos que, de fato, não é somente o corpo de Cristo que se entrega pelo povo de Acari, mas também o seu próprio corpo, o corpo e alma de um pastor dedicado e amoroso, que Jesus colocou à frente de nossa Paróquia. Muito obrigado, Monsenhor, por sua vida completamente doada pelo Evangelho! Muito obrigado por seu exemplo de homem , de cristão e de sacerdote. Saiba que a sua existência é muito importante para todos nós e, por mais que às vezes não demonstremos isso, o senhor é muito amado por todos os seus paroquianos, sobretudo pelos mais jovens, que vêem no senhor a encarnação viva de um sacerdote zeloso e cheio de caridade pastoral. Queremos nesse dia pedir a Deus que o cumule das mais ricas bênçãos de saúde, paz e alegria, recompensando-o por todo o bem que o senhor faz e continuará fazendo no meio de nós. E que Nossa Senhora da Guia, a quem o senhor ama de todo coração, o guarde com todo carinho, mantendo-o firme e perseverante em sua vocação, guiando-o ao mais alto grau de santidade! Parabéns, Mons. Raimundo! Muitos anos de vida!

Feliz aniversário!


sexta-feira, 20 de julho de 2012

FELIZ DIA DO AMIGO


PARABÉNS PADRE COSTA

 


Hoje 20 de Julho comemoramos mais um ano de vida, mais um ano de trabalho e dedicação do nosso querido Vigário Paroquial Padre Costa.












                                 Nós que fazemos a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Guia desejamos, com sinceridade, que Deus mantenha sua saúde, preserve seus passos, ilumine seus caminhos para que sempre, permaneça ao nosso lado com as luzes de sua sabedoria e sua espiritualidade.


Que Deus e Nossa Senhora te Ilumine sempre, conceda muitos anos de Vida, saúde, paz e felicidade!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

HINO DA JMJ RIO2013 SERÁ LANÇADO NA FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ




É grande a expectativa dos jovens para o lançamento do hino oficial da JMJ Rio2013. Mas eles vão ter que esperar só mais um pouquinho. Segundo um dos responsáveis pelo Setor dePreparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), padre Leandro Lênin, o hino, que estava previsto para ser divulgado no dia 27 de julho, tem uma nova data para o lançamento: dia 14 de setembro.
“Nós estamos em um impasse positivo que vai nos ajudar, no momento da estreia do hino, a ter uma surpresa para todos. Foi-nos concedido pelo Pontifício Conselho um pouco mais de tempo para pensar neste assunto, exatamente porque nós temos pérolas nas mãos. Então, quanto mais se cultiva, mais elas brilham”, destacou.
Padre Leandro também ressaltou que foi escolhido o dia 14 de setembro porque é o dia da Exaltação da Santa Cruz, o que remete à própria cruz peregrina. “O bairro de Santa Cruz em 2012 completa 450 anos. O Brasil foi Terra de Santa Cruz. E nossa vigília vai ser na Base Aérea de Santa Cruz. Então, nós queremos dar um presente nesse estilo musical para a cidade, ou seja, lançar o hino nessa data é uma forma de celebrarmos juntos todos esses grandes eventos”, frisou.
Em outubro do ano passado, foi aberto um edital para o concurso da letra do hino, e de novembro a março foram realizadas as inscrições. O Setor de Preparação Pastoral recebeu cerca de 180 letras. Elas passaram por um processo de avaliação doutrinal, de criatividade, de beleza e de poética, tudo isso avaliado por profissionais da música.
Na segunda fase de seleção, dessas 180 letras, foi escolhido um bloco das 20 melhores. Segundo padre Leandro, a questão da possibilidade de tradução para outras línguas também está sendo levada em consideração. “Nem sempre é fácil transportar a poética e todo o brilho do que foi feito numa única língua para as outras línguas. Então, este também é um fator que pesa na hora da escolha”, afirmou.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Semana Missionária: uma novidade da JMJ 2013.


A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Brasil de 23 a 28 de julho de 2013, traz novidades para os participantes. Uma semana antes do evento, jovens de todo o país e também os do exterior poderão vivenciar uma semana preparatória baseada no tripé espiritualidade: solidariedade, missionária e cultura. Trata-se da Semana Missionária, que será realizada daqui a um ano, de 17 a 20 de julho de 2013.

Esta é a primeira vez, em toda a história da Jornada, que o evento contará com uma Semana Missionária. O assessor nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, explicou que foi feito um pedido oficial ao Pontifício Conselho para os Leigos, que são os responsáveis pelas Jornadas Mundiais da Juventude, para que o período antes chamado de “Dias nas Dioceses” pudesse ser, no Brasil, a Semana.

O caráter missionário desses últimos dias antes da Jornada tem sua origem, segundo o padre, numa característica própria do povo da América Latina: a missionareidade. Além disso, a iniciativa teve motivações no Documento de Aparecida, no Documento 85, que se refere à evangelização da juventude, e na realidade que se vive no Brasil.

“Nós somos um país extremamente missionário, onde os jovens cada vez mais se destacam pelo seu discipulado, por essa vontade de querer evangelizar. Nada melhor, então, do que envolver toda a Igreja no Brasil, não só os jovens, mas todas as nossas forças eclesiais dentro de uma Semana Missionária que é algo que nós já fazemos corriqueiramente”, salienta o assessor.

O padre informou ainda que a proposta foi plenamente aceita pelo Pontifício Conselho para os Leigos e já sinalizou que a novidade, grande diferencial da Jornada no Brasil, pode se estender para as próximas edições do evento.

“Se tudo der certo aqui no Brasil, como anda tudo caminhando muito bem, é um legado que a Igreja no Brasil, que a nossa Jornada deixa para o mundo inteiro, para que nas próximas edições da JMJ possa acontecer também uma Semana Missionária”, esclarece padre Carlos Sávio.

Fonte: Site da Canção Nova

segunda-feira, 16 de julho de 2012

IV ACAMPAMENTO JOVEM (Serra N. do Norte-RN)


  Neste domingo 15 de Julho o grupo de Jovens da Pastoral da Juventude "Filhos do Amor Divino" , participaram do IV Acampamento Jovem na cidade de Serra Negra do Norte-RN ,evento promovido pela Paróquia de Nossa Senhora do Ó e pela PJ ”Jovens Unidos pela Fé” e demais Pastorais, que acolheram as cidades do Zonal IV de nossa Diocese, além de Acari e Caicó.
  O evento teve início ás 07:00hs da manhã com uma caminhada Jovem animada por Jorge Maciel(Dj Angelus) , saindo da Capela do Rosário rumo ao Ginásio Poliesportivo Gastão Mariz onde houve a celebração da santa Missa presidida pelo Padre Everaldo Araújo, que além de comemorar a participação da Juventude, também celebrou os seus 17 anos de vida sacerdotal com a presença do nosso Bispo diocesano Dom Manoel Delson.

  Após a Celebração Eucarística foram iniciadas as atividades do Encontro.
Houve uma  Palestra sobre o Tema do encontro "Ide e Fazei discípulos entre todas as nações." Mt 28,19 ,com o Coord. Diocesano do Ministério Jovem "Geraldinho" , na sequencia muita animação com o ministério de música "Unidos pela Fé" , apresentação dos grupos , Adoração ao Santíssimo (momento de muita emoção) , e para finalizar o dia Show com o Jorge Maciel (Dj Angelus).


Louvado seja Deus por tudo o que aconteceu neste Encontro.


ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE




Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!

Lançada no Rio de Janeiro a Oração Oficial pela JMJ Rio 2013


Jovens adoradores do mundo inteiro puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração Oficial da Jornada. A oração, que deverá estar na cabeceira dos cristãos até a JMJ Rio2013, foi divulgada nessa sexta-feira, no dia 13 de julho, no evento que deu início às atividades que marcam a contagem regressiva para um ano da Jornada.
Milhares de jovens se reuniram no Largo da Carioca no início da noite. Louvor, alegria, sob a ação do Espírito Santo, uniram os corações em um só clamor pela juventude do Rio e do mundo inteiro. A Comunidade Aliança de Misericórdia conduziu os momentos de oração e Adoração ao Santíssimo, junto com o diácono Melquisedec.
“Essa Jornada tem um alvo, a juventude, mas também tem uma nascente, o Coração Eucarístico de Jesus”, disse ele aos jovens.
O presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza, junto aos demais sacerdotes presentes.
Dom Orani lembrou o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, e todo o trabalho de evangelização, realizado desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade.
“É providencial que nesta noite, ao ser concluído esse trabalho e no lançamento da Oração da Jornada a Palavra de Deus fale do tema da JMJ”, disse Dom Orani, ao fazer referência às leituras do dia. E completou, lembrando o “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
O arcebispo destacou: “Somos chamados a sermos testemunhas que em Cristo nós encontramos a vida”. E afirmou que mesmo diante das dificuldades e no mundo hostil em que vivemos não se pode deixar de anunciar a Boa Nova, “não só na Jornada, mas desde agora”.
Ao final da celebração, Dom Orani rezou junto com os jovens a Oração Oficial da JMJ Rio2013. Banners com a oração em outros idiomas foram espalhados no local do evento e um vídeo com jovens rezando a oração foi exibido. Todos os participantes receberam um folheto com a oração e a imagem dos patronos e intercessores da JMJ.
Em seguida todos saíram em procissão pelas ruas do Centro da cidade até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, local onde a vigília acontece toda segunda sexta-feira do mês. A 9ª edição da Vigília seguiu até as 6h.

sábado, 14 de julho de 2012

Lançamento do blog PJ na JMJ!


Galera Pejoteira de todo Brasil, é com muita alegria que a Pastoral da Juventude Nacional lança seu blog para a Jornada Mundial da JuventudeQueremos neste espaço provocar toda a juventude a dar seu testemunho a partir do processo que tem sido construído no Brasil para a grande celebração em 2013 no Rio de Janeiro.

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais esse novo endereço www.pj.org.br/jmj! Esse nosso Blog será um espaço para que os Grupos de Base Pejoteiros espalhados pelo nosso país possam acompanhar tudo o que está rolando sobre aJornada Mundial da Juventude de 2013.


Temos o espaço “Já fui” para as partilhas de quem já foi em alguma JMJ comentar sobre as experiências  vividas. Temos ainda a página da “Peregrinação da Cruz e Ícone” onde quem já recebeu esses símbolos em sua Diocese pode partilhar como foi a participação dos Grupos de Base nesse momento. Na página “Materiais” vocês encontrarão materiais para ajudar os Grupos de Base a celebrar esse importante momento da nossa Igreja, subsídios, roteiros e muito mais.

Um forte abraço e nos encontramos tanto por aqui, nas redes sociais, quanto nas estradas da vida que nos conduzem ao Reino!
 
 
Equipe Nacional do projeto Teias da Comunicação

IV Acampamento Jovem (ZONAL IV)


Jovens de idade e de espírito,
 Participem do IV Acampamento Jovem, em Serra Negra do Norte-RN, promovido pela Paróquia de Nossa Senhora do Ó e pela Pastoral da Juventude”Jovens Unidos pela Fé” e demais Pastorais.
Será no dia 15 de julho de 2012. Procure a Secretaria Paroquial para fazer sua inscrição.
Venha fazer esta experiência com Deus.
Um abraço e até lá…

quinta-feira, 12 de julho de 2012

JUVENTUDES DO NORDESTE II ENCONTRAM-SE EM RECIFE PARA O X ENCONTRO REGIONAL




   No último final de semana, de 5 a 8 de julho de 2012, no Centro Pastoral Dom Vital, Bairro da Várzea, Recife/PE. Representações juvenis de vinte Dioceses do nosso Regional encontraram-se pela décima vez para partilha de experiências e planejar as ações para esse momento de graça que a Igreja do Brasil vive na expectativa de vivenciar a Jornada Mundial da Juventude.
   O encontro tratou do tema “Memória, discipulado e missão”, à luz do trecho bíblico adaptado para a JMJ “Ide e fazei discípulas todas as juventudes”, contou com a assessoria do Pe. Tadeu Rocha (Assessor da PJMP e Articulador Regional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude) que tratou de fazer o resgate histórico da caminhada da juventude no percurso dos dez anos no regional, Paulo Mansan (Assessor da PJR e da mesma comissão), Cerioli, osfs (Assessor da PJR) que ajudou a juventude presente a compreender o verdadeiro sentido do discipulado e da missão para a Igreja frente os desafios da atualidade, momento este que provocou muitas reflexões oportunas tanto para os jovens quanto para os assessores e padres.
   Recebemos a visita do Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Obra de Maria, que testemunhou sua vida de entrega ao Projeto do Reino de Deus e motivou a juventude a trilhar o mesmo caminho cada um a seu modo.
   Laércio Vieira (PJR) e Daniely Barbosa (PJMP), apresentaram o DNJ 2012 e o cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, toda a preparação e organização para a Jornada Mundial da Juventude ficou sob as orientações do Pe. Gimesson Eduardo, scj., que apresentou como as dioceses devem se preparar para a Semana Missionária, bem como a saber utilizar os recursos de mídia disponibilizados pelo Comitê da JMJ Rio 2013, para não haver descaracterização e esfacelamento da proposta central.
   Celebramos a vida e a história de todas as juventudes e em especial à dos jovens da PJMP por seu aniversário de 34 anos de missão no Brasil, em uma missa celebrada por Dom Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife), Dom Bernardino Marchió (Bispo de Caruaru e Referencial da Juventude no Brasil e no NE2) e por todos os Padres e Diáconos, Irmãs e jovens articuladores da juventude deste Regional, onde foi apresentada oficialmente para as juventudes do NE2 o 4º Congresso Nacional da PJMP que acontecerá em Janeiro/2014 em Recife/PE por Enildo Luiz (Assessor Nacional da PJMP).
   De volta às dioceses os jovens voltaram animados pelo espírito missionário e pelo ardor juvenil do fazer acontecer, atentos ao nosso próximo encontro em fevereiro de 2013.




Daniely de Barros Barbosa e Luis Adriano Correia da Silva
Secretários da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do NE2


terça-feira, 10 de julho de 2012

NOSSO BISPO DIOCESANO CELEBRA A VIDA

Hoje 10 de Julho, a Pastoral da Juventude está em festa, pois celebramos com muita alegria o Aniversário natalício do nosso Bispo Diocesano Dom Delson.



Sentimo-nos honrados pela liderança de um pastor fiel ao Senhor da Igreja,o seu testemunho que muito se empenha para ver a Obra do Senhor frutificar.
Que o Senhor da vida esteja lhe concedendo cada dia mais saúde, sabedoria e ânimo para continuidade de sua liderança e pastoreio entre nós.

Nós que fazemos a Pastoral da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Guia desejamos ao Senhor "mais que mil amigos,a poesia que todo poeta esperou.
Coração de menino cheio de esperança, Voz de pai amigo e olhar de avô ... E dias de sol pra fazer os teus planos nas coisas mais simples que se imaginar... ♪♫"

PARABÉNS!

Dom Eugênio de Araújo Sales falece no Rio de Janeiro



A Arquidiocese do Rio de Janeiro informou no fim da noite desta segunda-feira, 9, a morte do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio de Araújo Sales, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca. “Foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil”, avaliou dom Orani João Tempesta, em entrevista ao Jornal da Globo, na madrugada desta terça-feira, 10. Atualmente, Dom Eugênio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Teve uma presença importante na questão dos refugiados, e foi uma referência para o Vaticano em relação à Igreja no Brasil. “Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre”, recordou dom Orani. O velório ocorrerá durante esta terça-feira na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas está previsto para quarta-feira, 11, quando o irmão de Dom Eugênio, Dom Heitor Sales, que foi Arcebispo de Natal (RN) voltar de uma viagem à Europa. Biografia Dom Eugênio Salles nasceu em Acari (RN) no dia 8 de novembro de 1920, e fez seus primeiros estudos em Natal onde ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Os cursos de Filosofia e Teologia foram realizados Seminário da Prainha, em Fortaleza. A ordenação presbiteral ocorreu em dia 21 de novembro de 1943. Com apenas 33 anos, em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até a chegada de dom Nivaldo Monte, em 1965. Em seguida, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo VI. No período em que esteve em Salvador, dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base, da Campanha da Fraternidade e do Movimento de Educação de Base. Foi também um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente na Igreja no Brasil. No tempo da Ditadura Militar, realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos. Em 1969, dom Eugênio foi criado cardeal presbítero pelo Papa Paulo VI, e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita. Ele já estava com 80 anos de idade. Sua atuação teve como inspiração o seu lema episcopal, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12,15): “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”.


Fonte: ( http://rccacari.blogspot.com.br/ )

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SAUDADE É O AMOR QUE FICA


Está faltando uma flor
No jardim do meu coração há um vazio em mim
Sei que foi Deus quem te colheu
E te levou pra enfeitar um jardim que existe no céu

Eu não consigo encontrar uma flor
Que me faça esquecer essa dor
Dentro de mim ainda posso sentir
O perfume que exalava de ti

Vovó eu preciso dizer amo você não vou te esquecer
Quando no céu te encontrar com lágrimas de amor
Eu vou te regar minha vovó minha flor

Sinto falta de cuidar de ti
Dos carinhos que deixei de fazer quanto tempo eu perdi



(Eternas saudades de minha vó amada)

terça-feira, 3 de julho de 2012

Vídeo Promocional JMJ 2013 - Rio de Janeiro



O Rio de Janeiro é uma terra abençoada. Lugar de gente alegre, clima agradável e cercado por belezas naturais.

Nos últimos anos, tanto cidade como estado alcançaram um novo status. Mais que ser um dos destinos turísticos do Brasil e do mundo, o Rio hoje é sinônimo de crescimento econômico, social e ambiental.

O Rio de Janeiro será sede, neste ano e nos próximos anos, de grandes eventos internacionais. Sem dúvida, o mais importante e o mais significativo será a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada nos dias 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.



Edições CNBB lançam Cruz comemorativa do Bote Fé


vendacruz“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Você reconhece esta letra? Ela faz parte do refrão da música “Nova geração”, de padre Zezinho, que tem marcado a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – por todas as dioceses do Brasil, dentro do projeto “Bote Fé”. Mas além de cantar, você poderá agora “literalmente” levar no peito uma cruz!

Com o objetivo de difundir o sinal do cristianismo e marcar o projeto da peregrinação, as Edições CNBB prepararam a “Cruz do Bote Fé”. O símbolo está disponível para compra pelo site da editora (www.edicoescnbb.com.br) ou pelo telefone (61) 2193-3019, a custo de R$ 5,00 + frete.
“Numa sociedade marcada pela perseguição aos símbolos cristãos e pelas ações de retirada dos sinais religiosos das repartições públicas, usar esta cruz do Bote Fé é uma forma de professarmos a nossa fé e de levar outros jovens a terem sua experiência com Cristo”, ressaltou o assessor nacional da Comissão para Juventude da CNBB padre Carlos Sávio Costa.
Bote Fé
O projeto é um conjunto de ações que une todo país em volta desta visita da Cruz e do Ícone e possui três grandes eixos: celebração, formação e ação social.
A peregrinação dos símbolos tem proporcionado um intenso caminho de evangelização, momentos festivos para cada Igreja particular, além da preparação para o grande evento mundial com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em 2013: a JMJ.
Desse modo, a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora tem atingido a juventude e os mais excluídos, tendo em vista que os símbolos percorrem presídios, hospitais, casas de recuperação de dependentes químicos e de menores infratores em todo país.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Coração PJoteiro !

Ser Pastoral da Juventude é ter ousadia, utopia.
Ser protagonista da vida, da luta.
Ser PJ é ter o coração verde da esperança que não morre,
Vermelho dos mártires.
É ter o coração de todas as cores, do mundo, das raças,
Da alegria de viver.
Juventude vibração, geração, coração novo.
Juventude é tempo novo.
Canto novo.
Tradição.
Ser PJ é marchar firmemente contra a violência.
Marchar pela vida. Minha e tua.

Ser PJ é acreditar num homem e mulher diferente,
Que faz o hoje,
Promove a PAZ.
Juventude criativa, que brilha.
Tece historia e faz caminhos novos.
Ser PJ é construir o Reino com mãos jovens.
É reconhecer na diversidade um cântico a Deus.
É defender nossas bandeiras, nosso jeito.
Defender nossos mártires, nossa identidade.
Meu coração é PJoteiro.
Ele pulsa em sintonia.
No grito, na saudade e alegria.
Pulsa na certeza
De um outro mundo possível.







Autor: Fabio Ferreira