sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa Francisco reza deitado no chão antes da Paixão de Cristo



O Papa Francisco rezou deitado no chão da Basílica de São Pedro por vários minutos nesta sexta-feira (29), um sinal de respeito e adoração realizado antes da encenação da Paixão de Cristo, a primeira de seu pontificado.

Milhares de pessoas assistiam no templo vaticano ao rito da Sexta-Feira Santa.

Após a leitura da Paixão de Cristo, o pregador da Casa Pontifícia, o franciscano capuchinho Raniero Cantalamessa, pronunciaria a homilia.
Papa reza deitado no chão da Basílica de São Pedro (Foto: Max Rossi/Reuters)


A Liturgia da Sexta-Feira Santa é a única do ano na qual não há consagração, mas sim comunhão.


A cerimônia conta com uma cruz coberta com uma tela vermelha e colocada no altar maior da Basílica de São Pedro.

A Paixão de Cristo é cantada por três diáconos, com a ajuda do Coral da Capela Sistina.

A poltrona do papa está colocada em frente à imagem de São Pedro, a poucos metros do Altar Maior, e o pontífice é ajudado pelos cardeais Kurt Koch e Giovanni Lajolo.

O templo é pouco iluminado, para simbolizar o clima de penitência da celebração.





Em encontro com padre acariense, Papa Francisco lembra da Jornada Mundial da Juventude do Brasil

   O padre Flávio Medeiros, acariense residente em Roma, onde no Vaticano exerce a função de Cerimoniário da basílica de São Pedro participou de uma missa celebrada pelo Papa Francisco, somente para funcionários do próprio Vaticano nesta quarta-feira (27). 

Após a missa, padre Flávio foi apresentado Francisco por um dos cardeais que o acompanhava. “Esse padre é lá do Brasil”, disse o cardeal ao papa. Com um sorriso, o Papa Francisco respondeu. “Do Brasil? Eu vou pra Jornada”, uma alusão a Jornada Mundial da Juventude que acontece este ano no Rio de Janeiro.


Ao final da missa, padre Flávio correu pro telefone e fez questão de dividir a experiência do seu primeiro encontro com o Papa Francisco, com seu amigo e líder espiritual, dom Heitor de Araújo Sales.




Fonte: http://davineto.blogspot.com.br/

domingo, 24 de março de 2013

Semana Santa !

Jesus, como todos sabem é o filho de Deus, que foi enviado para a terra para dar esperança e acrescentar a fé nos corações das pessoas, através de conselhos e maravilhosas obras sempre salvando a humanidade da condenação ao ser crucificado e morto de forma injusta, porém ressuscitando no terceiro dia para se juntar a seu pai  em seu reinado de glória.


A semana Santa oferece uma celebração que remete aos principais feitos envolvendo a trajetória de Jesus Cristo. Em 2013 ela vem celebrada nos dias 24 e 31 de março. Uma celebração bastante importante para a Igreja Católica, sendo assim que cada dia possui um significado. Estes significados que começam pelo Domingo de Ramos, fazendo memória a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como o grande rei da cidade, com ramos de palmeiras, daí que surgiu o nome deste dia e por este motivo durante as celebrações diversos fiéis devem levar as procissões ramos de palmeiras ou oliveiras.

Jesus vai á Jerusalém para celebrar a páscoa judaica com seus discípulos e é a última celebração de onde Jesus participa. A segunda feira santa é o segundo dia que vem depois do domingo de ramos, na terça feira santa devem ser celebradas pelos católicos as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria que fazem alusão ás 7 tristezas onde Maria, mãe de Jesus passou.


É um dia considerado de penitência onde os cristãos procuram cumprir as promessas de vários tipos. Durante a Quarta Feira santa deverá ocorrer a celebração da piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos, que nada mais é do que a invocação e devoção pela igreja católica a Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, uma santa que também é celebrada durante a Semana Santa.

Algumas outras igrejas celebram também o chamado Ofício das Trevas, que nessa época que a morte de Jesus vinha próxima, o mundo se encontrava em trevas. Já na quinta feira da ceia deve acontecer a celebração do Crisma onde são abençoados os óleos utilizados durante o batismo, a crisma e a unção dos enfermos. Já no mesmo dia devem ser lembrados os gestos de Jesus antes de Judas o entregar aos inimigos onde na mesma noite é preso e interrogado.



Fonte:http://www.ksnoticias.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

Seja bem-vindo Francisco I !



Que Francisco de Assis inspire a caminhada de nossa Igreja.


Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.



Obrigada pelo teu SIM!

domingo, 10 de março de 2013

Celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil



“O que a memória amou, ficou eterno.”
Adélia Prado

Ao longo da história da evangelização da juventude no Brasil, muitas organizações têm contribuído de forma significativa, dentre elas, e de maneira especial, podemos destacar a trajetória da Pastoral da Juventude (PJ). Com sua proposta de ação junto às juventudes engajadas, especialmente nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, a PJ há décadas organiza estes Jovens em pequenos grupos de base. Estes são dinamizados por suas coordenações comunitárias, paroquiais, diocesanas, regionais e nacional, acompanhados por assessores adultos, dentre eles: leigos, leigas, religiosos, religiosas e padres. 
Os grupos de base da PJ acreditam em uma atuação diferenciada na igreja e na sociedade, fundamentada em características e metodologias próprias. Dentre elas destacam-se: seguimento a Jesus Cristo, opção preferencial pela juventude empobrecida, protagonismo juvenil, clareza da necessidade de um processo eficaz de educação na fé, compromisso com a formação integral dos jovens, ação inculturada na vida da juventude, aprofundamento do diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outras características.
A Pastoral da Juventude deseja “despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação baseado na fé, para formar líderes capacitados para agir na comunidade, atuar na própria PJ, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação, de modo que contribuam concretamente com a construção da Civilização do Amor” .

É tempo de celebrar...

Segundo o Marco Referencial das Pastorais da Juventude do Brasil, as primeiras tentativas de articulação a nível nacional se deram no período de 1973 a 1978, promovidas pela própria CNBB, com o objetivo de reunir as experiências de PJ esparsas pelo Brasil. Em 1973, no Rio de Janeiro, aconteceu o Primeiro Encontro Nacional da PJ. Em 1976, também no Rio de Janeiro, aconteceu o Segundo Encontro Nacional da PJ. Estes dois primeiros Encontros reuniram pessoas com prática de PJ, para refletir a situação e buscar caminhos de organização .
Diante dos caminhos trilhados, das opções feitas ao longo da existência da PJ, do momento vivido pela Igreja do Brasil e da oportunidade de celebrar uma data tão significativa: O jubileu de 40 anos da PJ no Brasil. A Coordenação Nacional e a Comissão Nacional de Assessores da PJ acreditam e propõem a celebração dos 40 anos das primeiras articulações da Pastoral da Juventude no Brasil, com iniciativas, atividades e ações que desencadearão processos significativos na vida dos jovens organizados como PJ e tantos outros que poderão fazer parte desta bela festa de vidas, histórias e comunhão.


Fonte: www.pj.org.br

sexta-feira, 1 de março de 2013

Restauração da Cada de Nossa Senhora da Guia


A Paróquia de Acari já se prepara para o início da Limpeza na Igreja Matriz. Para isso conta com a ajuda de todos os devotos de Nossa Senhora Da Guia .
 Uma das  atividades , será a quermesse que acontece neste domingo(03/03) ás 19h após a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, no Largo Amália Rodrigues( ao lado da Matriz).
 Também será ofertado nesta mesma noite o envelope com a contribuição dos fiéis que irá ajudar na restauração da Casa de Nossa Senhora da Guia.


 Faça você também parte desta história, contribua, faça a sua oração e seja um voluntário nessas ações. 
"O zelo por tua casa me devora" (Jo 2 , 17)





JMJ Rio2013 terá trilhas pelo Rio de Janeiro



Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude poderão conhecer o Rio de Janeiro por uma forma tipicamente carioca: através das trilhas. Um grupo de escoteiros irá guiar os jovens por famosas trilhas, apresentando paisagens inéditas para os turistas. O passeio inclui ainda momentos de oração e visitas a capelas e igrejas tradicionais da cidade ao longo dos trajetos.

O primeiro encontro com os escoteiros acontece nesse sábado (2) com um mutirão de limpeza em nove trilhas: Pedra Bonita, Morro da Urca, Parque da Catacumba, Parque de Nova Iguaçu, Floresta da Tijuca, Prainha e Morro Azul, além de duas em Niterói (Ilha da Boa Viagem e Parque da cidade). O dia termina com uma missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na igreja da Candelária, às 17h.

As trilhas também fazem parte do Festival da Juventude, parte cultural da Jornada. Durante a JMJ Rio2013 os passeios ocorrerão diariamente, a partir de 23 de julho, no período da tarde, em horário alternativo aos Atos Centrais. Além de guiar todos pelo trajeto, garantindo a segurança dos peregrinos, os escoteiros terão participação ativa na JMJ, atuando no Festival da Juventude, e organizando um acampamento próprio, com previsão de 1,5 mil pessoas. Serão cinco mil escoteiros participando como voluntários e peregrinos.





Fonte: Carol de Castro
Assessoria de imprensa -JMJ RIO2013