sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa Francisco reza deitado no chão antes da Paixão de Cristo



O Papa Francisco rezou deitado no chão da Basílica de São Pedro por vários minutos nesta sexta-feira (29), um sinal de respeito e adoração realizado antes da encenação da Paixão de Cristo, a primeira de seu pontificado.

Milhares de pessoas assistiam no templo vaticano ao rito da Sexta-Feira Santa.

Após a leitura da Paixão de Cristo, o pregador da Casa Pontifícia, o franciscano capuchinho Raniero Cantalamessa, pronunciaria a homilia.
Papa reza deitado no chão da Basílica de São Pedro (Foto: Max Rossi/Reuters)


A Liturgia da Sexta-Feira Santa é a única do ano na qual não há consagração, mas sim comunhão.


A cerimônia conta com uma cruz coberta com uma tela vermelha e colocada no altar maior da Basílica de São Pedro.

A Paixão de Cristo é cantada por três diáconos, com a ajuda do Coral da Capela Sistina.

A poltrona do papa está colocada em frente à imagem de São Pedro, a poucos metros do Altar Maior, e o pontífice é ajudado pelos cardeais Kurt Koch e Giovanni Lajolo.

O templo é pouco iluminado, para simbolizar o clima de penitência da celebração.





Em encontro com padre acariense, Papa Francisco lembra da Jornada Mundial da Juventude do Brasil

   O padre Flávio Medeiros, acariense residente em Roma, onde no Vaticano exerce a função de Cerimoniário da basílica de São Pedro participou de uma missa celebrada pelo Papa Francisco, somente para funcionários do próprio Vaticano nesta quarta-feira (27). 

Após a missa, padre Flávio foi apresentado Francisco por um dos cardeais que o acompanhava. “Esse padre é lá do Brasil”, disse o cardeal ao papa. Com um sorriso, o Papa Francisco respondeu. “Do Brasil? Eu vou pra Jornada”, uma alusão a Jornada Mundial da Juventude que acontece este ano no Rio de Janeiro.


Ao final da missa, padre Flávio correu pro telefone e fez questão de dividir a experiência do seu primeiro encontro com o Papa Francisco, com seu amigo e líder espiritual, dom Heitor de Araújo Sales.




Fonte: http://davineto.blogspot.com.br/

domingo, 24 de março de 2013

Semana Santa !

Jesus, como todos sabem é o filho de Deus, que foi enviado para a terra para dar esperança e acrescentar a fé nos corações das pessoas, através de conselhos e maravilhosas obras sempre salvando a humanidade da condenação ao ser crucificado e morto de forma injusta, porém ressuscitando no terceiro dia para se juntar a seu pai  em seu reinado de glória.


A semana Santa oferece uma celebração que remete aos principais feitos envolvendo a trajetória de Jesus Cristo. Em 2013 ela vem celebrada nos dias 24 e 31 de março. Uma celebração bastante importante para a Igreja Católica, sendo assim que cada dia possui um significado. Estes significados que começam pelo Domingo de Ramos, fazendo memória a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele é recebido como o grande rei da cidade, com ramos de palmeiras, daí que surgiu o nome deste dia e por este motivo durante as celebrações diversos fiéis devem levar as procissões ramos de palmeiras ou oliveiras.

Jesus vai á Jerusalém para celebrar a páscoa judaica com seus discípulos e é a última celebração de onde Jesus participa. A segunda feira santa é o segundo dia que vem depois do domingo de ramos, na terça feira santa devem ser celebradas pelos católicos as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria que fazem alusão ás 7 tristezas onde Maria, mãe de Jesus passou.


É um dia considerado de penitência onde os cristãos procuram cumprir as promessas de vários tipos. Durante a Quarta Feira santa deverá ocorrer a celebração da piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos, que nada mais é do que a invocação e devoção pela igreja católica a Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, uma santa que também é celebrada durante a Semana Santa.

Algumas outras igrejas celebram também o chamado Ofício das Trevas, que nessa época que a morte de Jesus vinha próxima, o mundo se encontrava em trevas. Já na quinta feira da ceia deve acontecer a celebração do Crisma onde são abençoados os óleos utilizados durante o batismo, a crisma e a unção dos enfermos. Já no mesmo dia devem ser lembrados os gestos de Jesus antes de Judas o entregar aos inimigos onde na mesma noite é preso e interrogado.



Fonte:http://www.ksnoticias.com

quarta-feira, 13 de março de 2013

Seja bem-vindo Francisco I !



Que Francisco de Assis inspire a caminhada de nossa Igreja.


Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.



Obrigada pelo teu SIM!

domingo, 10 de março de 2013

Celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil



“O que a memória amou, ficou eterno.”
Adélia Prado

Ao longo da história da evangelização da juventude no Brasil, muitas organizações têm contribuído de forma significativa, dentre elas, e de maneira especial, podemos destacar a trajetória da Pastoral da Juventude (PJ). Com sua proposta de ação junto às juventudes engajadas, especialmente nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, a PJ há décadas organiza estes Jovens em pequenos grupos de base. Estes são dinamizados por suas coordenações comunitárias, paroquiais, diocesanas, regionais e nacional, acompanhados por assessores adultos, dentre eles: leigos, leigas, religiosos, religiosas e padres. 
Os grupos de base da PJ acreditam em uma atuação diferenciada na igreja e na sociedade, fundamentada em características e metodologias próprias. Dentre elas destacam-se: seguimento a Jesus Cristo, opção preferencial pela juventude empobrecida, protagonismo juvenil, clareza da necessidade de um processo eficaz de educação na fé, compromisso com a formação integral dos jovens, ação inculturada na vida da juventude, aprofundamento do diálogo ecumênico e inter-religioso, entre outras características.
A Pastoral da Juventude deseja “despertar os jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação baseado na fé, para formar líderes capacitados para agir na comunidade, atuar na própria PJ, em outros ministérios da Igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação, de modo que contribuam concretamente com a construção da Civilização do Amor” .

É tempo de celebrar...

Segundo o Marco Referencial das Pastorais da Juventude do Brasil, as primeiras tentativas de articulação a nível nacional se deram no período de 1973 a 1978, promovidas pela própria CNBB, com o objetivo de reunir as experiências de PJ esparsas pelo Brasil. Em 1973, no Rio de Janeiro, aconteceu o Primeiro Encontro Nacional da PJ. Em 1976, também no Rio de Janeiro, aconteceu o Segundo Encontro Nacional da PJ. Estes dois primeiros Encontros reuniram pessoas com prática de PJ, para refletir a situação e buscar caminhos de organização .
Diante dos caminhos trilhados, das opções feitas ao longo da existência da PJ, do momento vivido pela Igreja do Brasil e da oportunidade de celebrar uma data tão significativa: O jubileu de 40 anos da PJ no Brasil. A Coordenação Nacional e a Comissão Nacional de Assessores da PJ acreditam e propõem a celebração dos 40 anos das primeiras articulações da Pastoral da Juventude no Brasil, com iniciativas, atividades e ações que desencadearão processos significativos na vida dos jovens organizados como PJ e tantos outros que poderão fazer parte desta bela festa de vidas, histórias e comunhão.


Fonte: www.pj.org.br

sexta-feira, 1 de março de 2013

Restauração da Cada de Nossa Senhora da Guia


A Paróquia de Acari já se prepara para o início da Limpeza na Igreja Matriz. Para isso conta com a ajuda de todos os devotos de Nossa Senhora Da Guia .
 Uma das  atividades , será a quermesse que acontece neste domingo(03/03) ás 19h após a Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, no Largo Amália Rodrigues( ao lado da Matriz).
 Também será ofertado nesta mesma noite o envelope com a contribuição dos fiéis que irá ajudar na restauração da Casa de Nossa Senhora da Guia.


 Faça você também parte desta história, contribua, faça a sua oração e seja um voluntário nessas ações. 
"O zelo por tua casa me devora" (Jo 2 , 17)





JMJ Rio2013 terá trilhas pelo Rio de Janeiro



Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude poderão conhecer o Rio de Janeiro por uma forma tipicamente carioca: através das trilhas. Um grupo de escoteiros irá guiar os jovens por famosas trilhas, apresentando paisagens inéditas para os turistas. O passeio inclui ainda momentos de oração e visitas a capelas e igrejas tradicionais da cidade ao longo dos trajetos.

O primeiro encontro com os escoteiros acontece nesse sábado (2) com um mutirão de limpeza em nove trilhas: Pedra Bonita, Morro da Urca, Parque da Catacumba, Parque de Nova Iguaçu, Floresta da Tijuca, Prainha e Morro Azul, além de duas em Niterói (Ilha da Boa Viagem e Parque da cidade). O dia termina com uma missa celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na igreja da Candelária, às 17h.

As trilhas também fazem parte do Festival da Juventude, parte cultural da Jornada. Durante a JMJ Rio2013 os passeios ocorrerão diariamente, a partir de 23 de julho, no período da tarde, em horário alternativo aos Atos Centrais. Além de guiar todos pelo trajeto, garantindo a segurança dos peregrinos, os escoteiros terão participação ativa na JMJ, atuando no Festival da Juventude, e organizando um acampamento próprio, com previsão de 1,5 mil pessoas. Serão cinco mil escoteiros participando como voluntários e peregrinos.





Fonte: Carol de Castro
Assessoria de imprensa -JMJ RIO2013

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CNBB lançará CF 2013 nesta quarta (13)



CNBB faz lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, nesta quarta-feira, as 14h30, em sua sede, em Brasília. O tema é a juventude e Gilberto Carvalho, ministro-chefe da secretaria geral da presidência da República, estará presente.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a imprensa a participar, nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, às 14h30, em sua sede em Brasília (DF), da coletiva de imprensa que marca o lançamento da 50ª edição da Campanha da Fraternidade (CF). A Conferência apresentará o tema deste ano, “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Participam da coletiva o Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF); o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e representantes de movimentos da juventude.

Com esta Campanha, a Igreja no Brasil quer acolher os jovens e propor a reflexão sobre sua condição, além de mobilizá-los para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro no mês de julho com a presença do papa Bento XVI.






Serviço:
Coletiva de Imprensa 
Assunto: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2013

Data: Quanta-feira de Cinzas, 13 de fevereiro de 2013.
Hora: 14h30
Local: Sede da CNBB – Auditório dom Hélder Câmara

Outras informações:

Padre Rafael Vieira – Assessor de Imprensa
Cláudia Belo / Irmão Diego Joaquim / Thaís Sprovieri
Assessoria de Imprensa - (61) 21038313 / 8119-3762

Autor/Fonte: CNBB

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Na próxima semana, Natal será a capital jovem do Brasil



Cerca de cem jovens, de vários estados do Brasil, se reunirão no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, de 14 a 17 de fevereiro. Será o encontro dos responsáveis nacionais pelas expressões juvenis acompanhadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Simultaneamente acontecerá o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, focada na juventude.

O encontro contará com a presença dos três bispos que compõem a Comissão: Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS); Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE); e Dom Vilson Basso, de Caxias (MA); além dos assessores da CNBB, Padre Sávio Ribeiro e Padre Antônio Ramos do Prado e o do Grupo Jovens Conectados.

Durante o encontro haverá uma manhã de diálogo das lideranças juvenis com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gionanni d’Aniello, partilha de experiências e integração. Na sexta-feira, 15, à tarde, os jovens participarão do Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade, organizado pela Arquidiocese de Natal, no Centro de Convenções, e, à noite, da missa, presidida pelo Núncio, na Catedral Metropolitana.

O Encontro também é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho deste ano, no Rio de Janeiro.

Campanha da Fraternidade

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação de a arquidiocese sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, Pe. Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.

Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha terá início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a missa, seguida de um show.



Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/

Formação para Líderes Jovens

Padre Fabiano - Assessor Eclesiástico do Setor Diocesano de Juventude
No último dia  27 de janeiro, aconteceu aqui em na paróquia de Nossa Senhora Da Guia (cidade do Acari) o Encontro Diocesano para Líderes Jovens, promovido pela comissão Diocesana do Setor de Juventude. Coordenadores de grupos de jovens de várias espiritualidades e movimentos de nossa Diocese se fizeram presente para trocar experiência, para adquirir mais conhecimento e conhecer a realidade de outros grupos. Além, da elaboração do calendário Diocesano do Setor Juventude e da escolha dos membros do Setor Diocesano da Juventude.


Agradecemos a todos os Jovens  que compareceram para fortalecer assim a nossa Juventude, em especial aos Padres presentes.




Padre Ivanof - Administrador Diocesano

O Setor Diocesano de Juventude, agradece ao Monsenhor Raimundo e ao Padre Costa pelo Acolhimento, ao Ministério de Música da RCC (Paróquia de Nª Sª da Guia) e  a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que este evento pudesse acontecer na Paróquia de Nossa Senhora Da Guia. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nota da Pastoral da Juventude em solidariedade a tragédia ocorrida em Santa Maria/RS.

Sigamos no compromisso com a vida da juventude!

"Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! 
Na sua grande misericórdia ele nos fez renascer pela 
ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 
para uma viva esperança." 
(1Pd 1,3)

A Pastoral da Juventude recebe com profunda tristeza e dor a notícia da tragédia que aconteceu nesta madrugada do dia 27 de janeiro em Santa Maria/RS. Tragédia que ceifou a vida de mais de 233 jovens e deixou outros/as tantos/as feridos/as. Projetos de vida e sonhos foram interrompidos abruptamente pela fatalidade e pela falta de cuidado.
Nossa solidariedade a todos os familiares, amigos/as e conhecidos/as dos/das jovens vítimas dessa terrível tragédia. Choramos juntos/as por tantas vidas interrompidas. Entre as vítimas se encontravam a jovem Maria Mariana Ferreira, do Grupo de Jovens ASPA - Amigos Semeando Paz e Amor, da Paróquia Nossa Senhora de Aparecida – Santa Maria. Unimo-nos à Arquidiocese de Santa Maria, à PJ dessa arquidiocese e à PJ do Rio Grande do Sul para juntos/as nos mobilizarmos no socorro e cuidado com os/as feridos/as e com as famílias dos/as falecidos/as.
Igualmente manifestamos nossa solidariedade e apoio a todos/as, que doando suas vidas, estão contribuindo no cuidado, no atendimento e no socorro aos/às feridos/as e às famílias dos/as falecidos/as.
Convocamos toda a sociedade brasileira a ser cuidadora da vida da juventude, promovendo ações pela vida, efetivando políticas públicas de juventude e garantindo os direitos dos/as jovens em nosso país.
Diante da morte não podemos nos calar. Não podemos aceitar que a morte tenha a última palavra. Aprendemos a ter esta postura por meio do seguimento a Jesus Cristo, o Jovem de Nazaré. Que a memória desses jovens falecidos/as e feridos/as nos comprometa sempre mais com a vida da juventude, em especial com os/as que mais sofrem e estão à margem da sociedade. Gastemos nossas vidas no cuidado, no serviço e no amor incondicional à juventude. 
Na Páscoa de Cristo temos a certeza que a morte não tem a última palavra, por isso, apesar da dor e da tristeza, sigamos, juntos/as, no compromisso com a vida da juventude. A Juventude Quer Viver!

Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as
da Pastoral da Juventude



Fonte: www.pj.org.br

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ingressos para Seminário da Campanha da Fraternidade estão à venda.

A Arquidiocese de Natal já disponibilizou a venda dos ingressos para o Seminário comemorativo aos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido na Livraria Paulinas, no centro de Natal. Segundo a coordenação, o valor é promocional e vale até 31 de janeiro. O ingresso dá direito ao almoço, no dia do Seminário.

O evento acontecerá dia 15 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções, localizado na Via Costeira de Natal. Entre os palestrantes estarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o cantor e compositor, Padre Fábio de Melo; e o missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga. Durante o Seminário, também acontecerá o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, com a presença da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB; do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello; e dos bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Em preparação à comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, a Arquidiocese também confeccionou camisetas, nas cores brancas e pretas. A camiseta, no valor de R$ 20,00, pode ser adquirida na sala da CF, localizada no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13 horas.

A Campanha da Fraternidade teve início na Arquidiocese de Natal, mais precisamente no município de Nísia Floresta, em 1962, por iniciativa por então administrador apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese. A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.

(Arte das camisetas alusivas aos 50 anos da Campanha da Fraternidade. Arte: Noz Comunicação)

Pastoral da Juventude realizará Seminário sobre a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens


“Vamos juntos gritar, girar o mundo.
Chega de violência e extermínio de jovens!”

A ciranda pela defesa da vida da juventude teima em dar novos passos. A voz profética de jovens que denunciam a realidade de violência não pára de ecoar. É a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens fortalecendo sua ação e avançando para águas mais profundas.

Realizada desde 2009 pelas Pastorais da Juventude, a Campanha levou à sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio, bem como ao longo dos anos, pressionou o poder público para o enfrentamento da mortalidade juvenil por meio da garantia dos direitos da juventude.


Importante também ressaltar o engajamento de diversas organizações (eclesiais e da sociedade civil), assim como de um grande número de grupos juvenis na construção da Campanha até agora. Nessa articulação uma grande parceria sempre foi a Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil (CRB Nacional), envolvendo a vida religiosa na pauta sobre a vida da juventude.
Entretanto, a situação de extrema vulnerabilidade e violência ainda está presente na imensa maioria dos jovens brasileiros/as, com ênfase entre a juventude empobrecida. A firme atuação de todos ossegmentos da sociedade civil e do poder público para garantir o direito dos jovens à vida digna e ao seu pleno desenvolvimento deve ser cada vez mais fortalecida.


Deste modo, a ação de conscientização e mobilização da Campanha Nacional contra a violência o extermínio de jovens dá novo passo. Para darmos início a esta nova etapa da Campanha, a Pastoral da Juventude (PJ), em parceria com a CRB Nacional, com o apoio da Porticus América Latina e de outras organizações que ainda estão sendo contatadas, realizará, de 3 a 5 de maio de 2013, em Brasília/DF, o Seminário Nacional da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, tendo como objetivo desencadear novas ações articuladas com organizações envolvidas na defesa da vida da juventude.

É necessário denunciar o avanço da violência epropor saídas para esta realidade como a ampliação dos direitos humanos e valorização dos marcos da cidadania. O engajamento e fortalecimento dos grupos de jovenspara a Campanha Nacional, bem como a capacitação técnica das representações de jovens dos regionais da CNBB, também serão pontos prioritários do Seminário.
Para saber mais sobre o Seminário Nacional, entre em contato com o jovem Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude (CNPJ) e/ou o jovem referência do projeto “A Juventude quer viver” do seu regional. Acompanhe também pelas redes sociais da PJ o lançamento, quinzenal, de novos temas norteadores da Campanha. Qualquer dúvida entre em contato conosco. O e-mail da secretaria nacional (secretarianacional@pj.org.br) também está disponível para mais informações.

(Baixe aqui os materiais de divulgação)

Vamos lá turma! Vamos girar o mundo e continuar afirmando nossa luta pela vida da juventude! A juventude quer viver!

Fonte: www.pj.org.br

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Formação para Lideranças Jovens!


TEMA : A JUVENTUDE NO ANO DA FÉ



Tendo em vista o grande marco que será 2013 para a Juventude do Brasil, Tendo em vista a Campanha da Fraternidade com o Tema: Fraternidade e Juventude e o Lema: Eis-me aqui, Envia-me!(Is 6,8) e a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro com o Tema: Ide e Fazei discípulos entre todas as Nações.(Mt 28,19), Como Setor Diocesano de Juventude , queremos caminhar em unidade como Igreja e aproveitar as graças dispensadas nesse tempo.
Com esta finalidade realizaremos , Um Encontro de Formação para Lideranças Jovens.

Este encontro será realizado na Cidade de Acari no dia 27 de Janeiro no Centro paroquial, e terá início as 7hs da manhã com a Santa Missa na Matriz de Nossa Senhora Da Guia e seu término será as 16hs.

Quem deve Participar ???
* Duas pessoas de cada grupo existente nas Paróquias , de preferência que um deles seja o(a) Coordenador(a).

Quanto vai custar??
*Apenas 15 reais

Quem vai animar o Encontro???
*Ministério de Musica Unidos pela Fé -(Serra Negra do Norte)
IMPORTANTE:
->Durante o encontro será definido o coordenador diocesano de cada expressão Juvenil da Diocese que ainda não tenha uma coordenação diocesana.
->Cada Grupo deve levar o calendário de suas atividades para 2013, especialmente dos eventos a nível diocesano.

Certos de Contarmos com o empenho e a participação de todos , agradecemos desde já, conscientes da importância de investirmos na Juventude.

Atenciosamente;


Padre Fabiano Maurício Dantas
Assistente Eclesiástico do Setor Juventude.


Jornada Mundial da Juventude terá mega logística de alimentação

Um evento do porte da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 demanda muito trabalho e produção. Toda ajuda é bem-vinda e cada detalhe é importante, como por exemplo, proporcionar uma boa alimentação aos peregrinos inscritos na Jornada, que tenham feito a opção de pacote com refeições. Sendo assim, o responsável pela área alimentícia da JMJ Rio2013, Nelson Mamede, montou um projeto baseado em estudo, desenvolvido propriamente para a Jornada, sobre o que seria necessário e conveniente para uma refeição saudável.

De maio a junho deste ano, um grupo de nutricionistas reuniu informações e estabeleceu o valor energético total diário que um peregrino deveria ter. O estudo levou em consideração as calorias que jovens entre 16 e 30 anos de idade precisam consumir ao longo do dia, respeitando as características de cada refeição, com seus devidos picos de consumo, assim como peso e altura dos jovens.

As principais preocupações da pesquisa foram segurança alimentar, praticidade e diversificação. Logo, viu-se a necessidade de utilizar também produtos industrializados, isentos de manipulação. A melhor forma encontrada por esse grupo de nutricionistas foi fazer kits de alimentação.

Os cardápios serão de dois tipos, um convencional, para quem não tem nenhum problema de saúde, e outro especial, para aqueles com restrições alimentares. Dentro do último grupo estão o celíaco, o diabético e o vegetariano. O cardápio já foi aprovado por associações de Alimentação no Brasil. “Foi um estudo muito profundo. Esse será um legado que a JMJ Rio2013 deixará para os próximos eventos, porque isso envolve toda uma ciência e tecnologia. Estamos criando outras inovações para o Rio de Janeiro”, afirmou Nelson.

Como será a alimentação

Entre os dias 23 e 27 de julho, o café da manhã será distribuído através de kits. Os peregrinos receberão o café da manhã nos locais de catequeses, que somam um total de 400 pontos. Para o almoço e jantar nesse período, serão distribuídos para cada participante um cartão de refeição. Ele poderá escolher, dentre os restaurantes cadastrados, o local que mais lhe agrada para comer.

De acordo com Nelson Mamede, será montado, com a ajuda da empresa de tickets de refeição a ser contratada, uma rede de estabelecimentos comerciais alimentícios credenciados à Jornada. Nesse local, haverá uma refeição com valor diferenciado, de acordo com o destinado no vale-refeição, que será chamado de Prato Peregrino. Há um esforço de sensibilização para a adesão de todo o comércio alimentício do Rio de Janeiro. Até agora 25% dos hotéis, bares e restaurantes aderiram a proposta.

“Estamos no início de um plano estratégico, um procedimento para atingir todo comércio de alimentos da cidade. Isso está sendo desenvolvido em partes. Primeiramente estamos fazendo contato com sindicatos de todos os tipos de alimentação. Será um trabalho difícil, mas também interessante. Por isso, nós ficamos tão felizes da Bolsa de Cereais estar conosco, nos apoiando, porque eles têm um efeito multiplicador. Eles se dispuseram a apoiar o movimento necessário de sensibilização dos hotéis, bares e restaurantes”, destacou o coordenador. O prazo para que a rede credenciada esteja definida é de 60 dias antes do início oficial da Jornada.

Já nos últimos dois dias da JMJ (27 e 28 de julho), quando ocorrerá a Vigília, a estratégia será diferente. As três refeições serão fornecidas por meio de kits, todos eles obedecendo ao critério do valor energético total diário. Sua distribuição ainda está sendo estudada. Somando todas as refeições de café da manhã nas catequeses e na vigília, serão 10 milhões kits.



Fonte:http://www.rio2013.com/